I - APRESENTAÇÃO:

O Centro de Documentação da Casa de Macau desenvolve uma acção de carácter informativo, destinada aos sócios da Casa de Macau, mas totalmente aberto ao público em geral.

O presente documento tem como principal objectivo a definição dos critérios e modos de funcionamento, visando a prestação de um serviço de qualidade.  Disporá principalmente de suporte informático de consulta, integrado em site próprio.

O Centro de Documentação da Casa de Macau dedica-se essencialmente a reunir, preservar, tratar e tornar disponíveis, documentação e informação especializada às diversas áreas onde se destaquem as relações de Portugal com o Oriente, com Macau e particularmente com as Comunidades Macaenses dispersas pelo mundo.

Tem ainda por missão:

O tratamento e gestão bibliográfica do fundo documental pré-existente (constituído por monografias, publicações periódicas e material não-livro) proveniente da Casa de Macau e do extinto Centro Documental do Pavilhão de Macau e de outras entidades ligadas à diáspora macaense.

A actualização e enriquecimento do seu espólio por meio da aquisição de novos materiais bibliográficos e documentais, por doação e/ou a título oneroso.

Centro de Documentação

A a integração e manutenção em sistemas e redes de informação de carácter semelhante, numa perspectiva de ampla cooperação, com todas as entidades afins.

O acompanhamento da edição de publicações que a Fundação Casa de Macau eventualmente se proponha promover, directa ou indirectamente.

A interactividade com Centros ou entidades que promovam a prossecução e a divulgação de objectivos essencialmente ligados ao carácter universalista da cultura macaense.

II - Sala de Leitura:

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14:30 às 17:30.

A utilização dos serviços do Centro de Documentação da Casa de Macau (seja para leitura presencial ou empréstimo domiciliário) implica o registo sumário do utilizador, para fins

estatísticos e de gestão, através do preenchimento da Ficha de Inscrição, cujo modelo se anexa.

Leitura Presencial: Os utilizadores podem consultar todas as obras e materiais do acervo documental reunido no Centro. O Técnico de apoio à Sala de Leitura facultará a documentação pretendida e dará o apoio necessário à pesquisa.

Reprodução de Documentos:  O utilizador tem ao seu dispor um serviço de fotocópias, com preçário acessível; Por imperativos da legislação de protecção aos direitos de autor, o limite máximo de fotocópias autorizado por publicação será limitado a 1/3 do número total de páginas da obra.

Empréstimo Domiciliário Cada utilizador pode requisitar até três obras por cada empréstimo e o prazo de requisição tem a duração de quinze dias, podendo ser renovado, caso a obra não se encontre em lista de espera. Não são passíveis de empréstimo obras de carácter reservado ou outras obras de consulta muito frequente e das quais existam poucos exemplares.  Ficam ainda excluídos do empréstimo domiciliário os exemplares únicos e todos os materiais que não sejam livros.

Peesquisa Documental: à partir da análise prévia das necessidades de informação do utilizador, o Centro de Documentação poderá facultar listas de referências documentais e orientar pesquisas bibliográficas, com base no seu acervo ou remetendo para outros Centros e Bibliotecas.