Notícias 2010
Notícias 2011
Notícias 2012

FALECIMENTO

- É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do Fundador e Presidente Honorário da Fundação Casa de Macau Senhor Professor Engº Luís Maria Nolasco de Guimarães Lobato, nascido em Macau no dia 13-05-1915 e falecido em Lisboa, no passado dia 04-01-2009.

-  O último governador português de Cabo Verde e ex-governador de Macau, general António Adriano Lopes dos Santos, faleceu aos 92 anos no passado dia 1 de Agosto.

António Adriano Lopes dos Santos foi um general da arma de Engenharia e ocupou altos postos militares antes e depois da Revolução de Abril de 1974.

Governador de distrito em Moçambique de 1959 a 1962, foi governador e chefe de guarnição militar em Macau entre 1962 e 1966 e segundo comandante militar e comandante operacional adjunto do comando-chefe da Guarnição, entre 1968 e 1970.

Foi ainda membro fundador e curador da Fundação Casa de Macau,  guardamos com muita saudade a sua memória.

EXPOSIÇÃO

Tomás Pereira(1646-1708), um Jesuíta na China de Kangxi, estará patente no CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU a partir do dia 19 de DEZEMBRO de 2008 até 30 de ABRIL de 2009.

Horário: Terça-feira a Domingo das 10hrs às 17hrs.

Local: CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU
Rua da Junqueira, 30 - 1300-343 - LISBOA.

Tel. (351) 213 61 75 70
Fax (351) 213 62 78 59 E-mail:

www.cccm.pt
geral@cccm.pt

LIVRARIA PORTUGUESA EM MACAU

Informamos que está a decorrer uma petição on-line com o intuito de salvar as instalações da Livraria Portuguesa em Macau, neste sentido disponibilizamos aos interessados, o endereço onde poderá aceder à referida petição:

com/cpmlivpt/

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA HISTÓRIA DO PENSAMENTO NA CHINA

História do Pensamento na China

De 28 de Abril a 4 de Junho de 2009 realiza-se o Curso de Formação Contínua História do Pensamento na China Para Além das Tradições, Religiões Abraãmicas e Movimentos Modernos, coordenado e leccionado por António Hawthorne Barrento. Inscrições abertas.

Para mais informações consulte o site do Centro Cientifico e Cultural de Macau.

CICLO DE CONFERÊNCIAS TOMÁS PEREIRA, S.J. (1646-1708)
Conferências Tomás Pereira

No Âmbito do Projecto de Investigação Tomás Pereira, S.J. (1646-1708) Vida, Obra, Época em que se integra a exposição Tomás Pereira, um jesuíta na China de Kangxi, vai ter lugar no CCCM um ciclo de conferências entre Janeiro e Maio de 2009.

MACAU NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Tal como vem acontecendo todos os anos, Macau vai estar presente na BTL’O9, a ter lugar na FIL (Parque das Nações), de 21 a 25 de Janeiro, no Pavilhão 4. O Dia de Macau será assinalado a 23 de Janeiro, com inicio pelas 15H00, contando na abertura com a Dança do Leão e do Dragão pelo grupo She Si que fará ainda, uma exibição de artes marciais.

Adivinhos, artesãos, calígrafos e músicos chineses animarão diariamente o stand de Macau. Esta é uma iniciativa do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau, em Portugal.

MACAU NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
   A Fundação Casa de Macau deseja a todos um Feliz Ano Novo Chinês,

CICLO DE PALESTRAS
SENTIR MACAU
      O Centro de Promoção e Informação Turística de Macau, em Portugal,
Tem o prazer de convidar V. Exª para a Sessão inaugural do ciclo de palestras Sentir Macau.

Dedicada à medicina Chinesa, conta com a prestigiosa presença do Dr.º Pedro Choy,

Conhecido médico praticante e professor de medicina tradicional chinesa,
 Apresentado por Maria José Baião.

A Sessão tem lugar no Auditório da Delegação Econômica e Comercial de Macau Na Avenida 5 de Outubro, 115 r/c, em Lisboa, no próximo dia 2 de Março, segunda-feira, pelas 18h30

CURSO DE LÍNGUA CHINESA MANDARIM
Curso Mandarim

OFICINAS DA ARTE DO RECORTE DE PAPEL E DE PINTURA DE MÁSCARAS

Oficinas de Arte

O Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa vai proporcionar oficinas da Arte do Recorte de Papel, a partir do próximo sábado 18 de Abril, e de Pintura de Máscaras, a partir de 9 de Maio.

Para mais informações pode pode contactar directamente o Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa através do seguinte número de telefone: 210 170 163/4.

ALMOÇO CONVÍVIO
COM OS ANTIGOS GOVERNADORES DE MACAU

Almoço Convívio

Realizando-se no dia 27 de Junho, por iniciativa dos antigos Governadores de Macau, um almoço convívio das pessoas que nasceram, viveram ou trabalharam em Macau, aqui fica o respectivo convite.

SINOLOGIA
FÓRUM INTERNACIONAL DE SINOLOGIA
      Vai ter Lugar, em Fevereiro, em Lisboa e no Porto, mais um Fórum Internacional do Sinologia, organizado pela Professora Doutora Ana Maria Amado, com o seguinte programa:

Dias 5 e 6 de Fevereiro
Local: Delegação Econômica Comercial de Macau
Avenida 5 de Outubro, nº 115, em Lisboa
Inicio ás 10H00

Dia 7 de Fevereiro
Local: Casa de Macau
Av. Almirante Gago Coutinho, nº 142, em Lisboa

10h00 Sessão Inaugural

De acordo com o programa esta sessão contará com a presença do Senhor Embaixador da Republica Popular da China, Sr. Gao Kexiang

10h15 Palestra Inaugural proferida pelo Dr.º Jorge A. H. Rangel

10h45 Painel moderado pelo Presidente da Casa de Macau e subordinado ao tema Dinâmicas de Modernidade em Macau

Oradores:

Dr.º Victor Serra de Almeida
Engenheiro º António Estácio
Professor Doutor Lúcio Sousa
Doutor ª Sofia Gaspar

15h45 Mesa Redonda moderada pelo Dr.º Victor Serra de Almeida e subordinada ao tema Como vêem os macaenses a modernidade na cidade de Macau 

Participantes:

Rubye de Senna Fernandes
Jorge Robarts
Jorge Rangel
Eduardo Francisco
Álvaro Andrade

18h15 Palestra de Encerramento proferida pelo Doutor Jin Guo Ping

Dias 12 a 14 de Fevereiro
Local: Auditório da Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Rua Dr.º António Bernardino de Almeida, nº 541, no Porto
Inicio às 10H00

SEMINÁRIO
RUMOS DE MACAU
E DAS RELAÇÕES PORTUGAL-CHINA
 (1974-1999)

Rumos China Portugal

Nos dias 21, 22 e 23 de Abril realiza-se, no Centro Científico e Cultural de Macau, o Seminário Rumos de Macau e das Relações Portugal-China (1974-1999). Entrada livre.

ESCOLA PORTUGUESA
DE MACAU

O General Vasco Rocha Vieira, último Governador Português de Macau, é uma referência na história do território.

Presente nos primeiros passos da nossa escola, contribuiu para a sua fundação, assumindo-se como um amigo, agora de longa data, cuja presença se perpetua no rol do ainda breve passado desta escola.

No dia 15 de Junho a escola preparava-se pois para acolher, de forma singela essa distinta personalidade que muitas reconhecem como um ""amigo da casa"", um patrono que sempre acreditou no sonho chamado Escola Portuguesa.

O visitante seguia depois para a sala de reuniões onde após um briefing pela Presidente da escola, recebia um presente, um conjunto de seis chávenas de café, de design concebido pelos alunos de Artes, e o prato "A Nau e o Dragão".

A visita terminava pelas 13:00hrs, com a assinatura do Livro de Honra da EPM, onde, como fizera no passado, deixava à escola uma mensagem distante no tempo, mas próxima no seu sentido.

A foto no hall da escola fechava esta ilustre visita de um amigo que a casa guarda no livro do tempo.

COLÓQUIO NO CCCM, I.P

Colóquio