Notícias 2010

Janeiro 2011
C.C.C.M. - I.P.
Lançamento do Livro
" Lições de Chinês para Portugueses "
(Livro 3)

Fevereiro 2011

TERTULIA

O Ano Novo Lunar, nas palavras do Ade “Pa quim lê nosso papiaçam, Nôs vem falá: «Kung Hei Fat Choi»… … … “ «Será servido um chá.» Por favor, confirme a sua presença, através do telefone 213 223 440 ou por email para fcmacau@netcabo.pt . Centro de Documentação Fundação Casa de Macau Praça do Príncipe Real, nº 25 – 1º LISBOA

ARTIGO SOBRE O MUSEU DO C.C.C.M. -I P NA REVISTA MACAO QUARTERLY

A mais recente edição da revista Macao - Quarterly dedica um artigo sobre o Museru CCCM, IP nas p.85-95

Setembro 2011

Projecto Memória
Macaense Música

Seminário Permanente:
GUIA MUSICAL

Nesta página o Guia para os músicos e músicas que têm principalmente relação com Macau, tanto por artistas natos ou não na terra, profissionais ou não !
Se você, sua banda ou música, ainda não está aqui, aguarde, o site ainda está em construção, ou mande o seu material (música, fotos, video). O espaço é seu, macaense ou não !
Aqui quer ser o ponto de encontro da música de ontem e de hoje a canção MACAU em variadas versões e seus intérpretes.

Veja aqui mais informações

FUNDAÇÃO "O SÉCULO"
RELOGIO DE AREIA

No âmbito do apoio à infância e juventude e coincidindo com a abertura do ano lectivo a Fundação “O Século” decidiu disponibilizar um conjunto de novos serviços na área da psicologia: aconselhamento parental, terapia familiar, grupos arte-terapia, grupos terapêuticos de crianças e adolescentes, grupos de pais.
Os serviços serão disponibilizados a preços sociais, o que irá permitir às famílias um acesso a preços bastante mais económicos do que habitualmente se pratica no mercado. As famílias irão pagar um valor de comparticipação de acordo com o escalão do abono, sendo que o restante valor será assumido por meios próprios da Fundação.
Para informações adicionais contactar Pedro Vaz Santos através do número 914 917 486 ou consultar o site www.oseculo.org/relogiodeareia

Faça aqui o Download do Ficheiro

Junho 2011

CONFERÊNCIA

No quadro do 1º Ciclo de Conferências Relações Luso-Italianas nos sécs. XV-XVIII: balanço e novas linhas de investigação no âmbito da celebração dos 150 anos da União de Itália, o Centro Científico e Cultural de Macau, I.P. convida para a conferência “Global Histories”: Roma, Lisbona, Goa, Macao, Pequino, Nagasaki 1550-1639, a ser proferida por Angelo Cattaneo (Centro de História de Além Mar, FCSH-UNL | UAL), no dia 15/06/2011, às 18h30, no Auditório do Centro Científico e Cultural de Macau (Rua da Junqueira, nº 30, Lisboa).
Veja aqui informação completa

Abril 2011
Prémio Fernão
Mendes Pinto 2011

Encontram-se a decorrer as candidaturas para o Prémio Fernão Mendes Pinto, até 30 de Maio de 2011. No valor de 10.000 € (dez mil euros), este prémio é instituído pelo Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que resulta de um protocolo de cooperação entre a AULP, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Camões (IC).

ver o ficheiro
Consulte aqui o Regulamento

Seminário Permanente de Estudos sobre Macau

A Casa de Macau divulga o Seminário Permanente de Estudos sobre Macau subordinado ao tema “O Início da Fotografia na China: Fotógrafos Anglófonos e Chineses na Macau Oitocentista (o Espólio Inédito do Peabody Essex Musseum”, e apresentado por Dr. Rogério Miguel Puga..
Veja aqui mais informação

COMUNICADO
     Os Corpos Sociais da Fundação Casa de Macau orgulham-se de recordar a todos os Macaenses que os Instituidores da Casa de Macau criaram à 45 anos uma Instituição de Utilidade Pública que, por estatuto e objectivos cimentou a nossa amizade, união e dedicação ao ideal de Macau. Instalaram-se como locatários no Príncipe Real em Lisboa. Foi aqui, neste andar na Praça do Príncipe Real nº 25-1º andar, em Lisboa, no coração da Capital da Portugalidade que, foi dado corpo e significado aos objectivos que a Casa de Macau se propôs realizar desde a sua criação.

Em homenagem a todos aqueles que anonimamente ou através da sua influência pessoal ao longo dos anos foram realizando aquele ideal; orgulhosamente, anunciamos que, por iniciativa dos Actuais Corpos Sociais da Fundação Casa de Macau, se fez a aquisição deste andar. Aqui continuaremos em casa própria a consolidar e a dar continuidade aquela obra que, todos, propomos defender, promover e perpetuar difundindo o significado da singular presença dos Macaenses nos quatro cantos do Mundo.

Com este gesto homenageamos também a dedicação, o esforço, e a vontade realizadora de todos aqueles que ao longo do tempo e no futuro continuarão – neste ícone da Cidade de Lisboa e em parceria com todos os irmãos da Diáspora, a defender, o Ideário de Macau.

Lisboa, 14 de Setembro de 2011

Fundação Casa de Macau
/ Casa de Macau

A FUNDAÇÂO CASA DE MACAU ASSOCIA-SE À DIVULGAÇÃO DO LANÇAMENTO DA OBRA

"Macau nos Anos da Revolução Portuguesa 1974 – 1979"

O evento que será presidido pelo General Ramalho Eanes e em que a obra será apresentada pelo Doutor Almeida Santos, terá lugar no dia 10 de Março, às 18h30, no Auditorio do Centro Científico e Cultural de Macau, Rua da Junqueira, 30.

TERTULIA

As mulheres na toponímia
de Macau

28 de Maio às 16h, Centro de Documentação Fundação Casa de Macau Praça do Príncipe Real, nº 25 – 1º LISBOA.
    «Será servido um chá.» Por favor, confirme a sua presença, através do telefone 213 223 440 ou por email para fcmacau@netcabo.pt

Homenagem ao Editor  Francisco Espadinha

Fundador da Editorial Presença há cinquenta anos

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros anuncia a homenagem ao editor Francisco Espadinha, que terá lugar no dia 11 de maio, pelas 18H30, no auditório da Feira do Livro de Lisboa.

Dezembro 2011

"As Quatro Estações – Memórias de um Portugal Maior”

A Fundação Casa de Macau e a Âncora Editora têm o prazer de convidar V. Exª para o lançamento do livro “As Quatro Estações – Memórias de um Portugal Maior” de José Maria Rodrigues da Silva.
A obra será apresentada pelo Prof. Dr. Alberto Carvalho. A sessão terá lugar no dia 15 de Dezembro, na Fundação Casa de Macau, na Praça do Príncipe Real nº 25-1 andar, em Lisboa, pelas 18h 30m.
Após apresentação o autor, Juiz Jubilado, falará um pouco do motivo que o levou a escrever este romance empolgante. Uma ode à grandeza de Portugal que deu mundos ao mundo.
No final servir-se-á um chá, nada mais apropriado ao ambiente envolvente, quente e oriental  o espaço da Fundação Casa de Macau.

.

Workshop de Iniciação à Língua e Cultura Chinesas na Casa de Macau.

A Casa de Macau convida-o a participar no Workshop de Iniciação à Língua e Cultura Chinesas, orientado pelo nosso consócio Jorge Chang, e a ter lugar nas nossas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, 142.

A data de início do Workshop é já no próximo dia 12 de Outubro e as inscrições decorrem até ao dia 10 de Outubro, segundNoa-feira.

Para informações adicionais, os interessados poderão entrar em contacto com a Secretaria da Casa de Macau.

Veja aqui mais informações

Março 2011

WWORKSHOP
"CULINÁRIA MACAENSE"

Orientados pela Dr.ª Graça Pacheco Jorge, a ter lugar nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, 142, já a partir de Março.

Veja aqui informação completa

WWORKSHOP
"TEATRO NOS TEMPOS LIVRES"

Orientado pela Dr.ª Maria José Baião Lourenço, a decorrer nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, 142, nos meses de Abril a Junho.

Faça aqui o Download do Programa
Janeiro 2011

C.C.C.M. - I.P.
Lançamento do Livro